20 de abril 10h – Webinar Lançamento da Década do Oceano Brasil – moderado pela jornalista e representante da Liga das Mulheres pelo Oceano Paulina Chamorro, a conversa é com convidados como Mateus Solano, Família Schurmann, Suelen Naraisa e Raqueline Monteiro.
Horário: 10:00h
Local: Youtube Decada
DÉCADA DO OCEANO
As Nações Unidas declararam a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável entre os anos 2021 e 2030 para construir uma abordagem integrada e garantir que a ciência oceânica apoie plenamente os países na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, o planejamento de ações para a Década da Ciência Oceânica é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Unesco Brasil e uma série de parceiros, para fomentar o debate sobre a geração de conhecimento e uso do espaço costeiro e marinho no país. A ciência que precisamos para o oceano que queremos!
Um Planeta, Um Oceano – A Década no Mundo
O próximo dia 20 de abril será marcado pelo lançamento oficial da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) no Brasil. A Década do Oceano é um evento mundial, idealizado pelas Nações Unidas em 2017, que pretende mobilizar cientistas, gestores, políticos e toda a sociedade a protegerem o oceano que, apesar de cobrir 71% da superfície do planeta Terra, é pouco conhecido e conservado.
Para marcar o Lançamento da Década, entre 20 e 22 de abril ocorrerá uma série de eventos online que propõem o diálogo e a reflexão sobre as ações urgentes necessárias para mobilizar a sociedade a se aproximar, conhecer, contribuir e proteger o oceano.
Oceano, no singular, para sensibilizar para a necessidade de unirmos povos e continentes ao redor de um oceano que impacta e é impactado por todos. A ideia de um oceano global representa a conectividade deste maior bioma do planeta, proporcionando segurança alimentar, regulação climática entre outros serviços essenciais para a humanidade.
Portanto, um dos principais esforços da Década da Ciência Oceânica será a mudança de percepção política e social sobre o oceano em direção ao cumprimento dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 14 – Vida na Água, que compõem parte dos compromissos da Agenda 2030. O primeiro esforço da Década é reforçar que temos apenas um oceano, que envolve, impacta e é afetado por todos no planeta, seja aqueles que vivem próximo ou distante do mar.
A semana de lançamento da Década do Oceano será marcada pela divulgação do vídeo”DÉCADA DO OCEANO NO BRASIL”, com duração de 3 minutos, apresentando para o grande público o que é a Década, as ameaças que afetam nossos mares e o que devemos fazer para garantir sua conservação no futuro. Com locução de Mateus Solano, ator, ambientalista e defensor da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, o vídeo possui o endosso oficial como uma atividade da Década da ONU por meio da Comissão Oceanográfica Internacional COI, vinculada à Unesco e que coordena a Década globalmente.