Iniciativas

Webinários GERN – Lei, sustentabilidade e suas interfaces com o meio marinho: da pesquisa às políticas públicas.

GRUPO DE ESTUDOS EM DIREITO, RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE DA UNB – GERN/UnB

O O Grupo de Estudos em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade, da Universidade de Brasília (GERN/UnB) realizou a partir de 2020, em seu canal do Youtube, uma série de webinários entitulada “Lei, sustentabilidade e suas interfaces com o meio marinho: da pesquisa às políticas públicas”. Essa série de webinários foi recentemente aprovada como uma atividade oficial da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Todos os webinários da série estão disponíveis no canal do Youtube do GERN/UnB https://www.youtube.com/channel/UC67TL5HLDqb4xphn3SxDMuA

O Grupo de Estudos em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade, da Universidade de Brasília (GERN/UnB), é um grupo de pesquisa e trabalho registrado, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB, no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e oficialmente reconhecido por Ato da Direção da Faculdade de Direito da UnB como grupo de pesquisa integrante de seu Núcleo de Direito Setorial e Regulatório. O Grupo de Estudos em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade está integrado à Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e à linha Internalização, Trabalho e Sustentabilidade da Pós-Graduação sublinha Sustentabilidade, Meio Ambiente e Direitos Humanos. O grupo tem como objetivo geral a análise jurídica da implementação do desenvolvimento sustentável. Essa perspectiva requer o estudo da utilização de instrumentos públicos e privados, nacionais, internacionais e transnacionais, capazes de articular políticas econômicas, sociais e ambientais para uma adequada conexão entre diversas áreas e perspectivas. Destarte, pesquisas que articulem, nacional e internacionalmente, a sustentabilidade com os direitos humanos, o direito ambiental, o direito econômico, o direito do mar, o direito civil, entre outros, são objeto de estudo dessa linha.